26 de janeiro de 2007

Eleições na Câmara refletem disputa no governo

Interessante esse artigo na Agencia Carta Maior, "Socialistas fecham com comunistas, e tucanos recuam de voto no PT" www.agenciacartamaior.com.br

Eu concordo com a análise feita. Me parece que muita coisa está em disputa. Acho que o PSB-PCdoB estão disputando o futuro legado de Lula. Querem mostrar que sem Lula, o campo político da esquerda fica aberto a novos partidos e lideranças. Creio que o objetivo seja jogar o PT para um segundo plano no governo - e em 2010 - tirando-lhe o protagonismo que vem exercendo desde que bateu Brizola em 1989. Dentro do governo, muitas são as críticas feitas ao chamado "exclusivismo do PT".

A candidatura de Chinaglia, por outro lado, tenta construir uma base sólida de sustentabilidade no Congresso. O acordo costurado procura balancear as forças dentro do PMDB, tirando a hegemonia que Sarney e Renan Calheiros exerciam dentro da ala governista. Além disso, permitirá ao PT dar a direção da agenda do Congresso, e mostrar aos aliados que ainda é o partido mais forte da coalizão. Chinaglia não é um candidato da tendência dominante do PT, a Articulação, e seu nome já reflete uma mudança na balança de poder do partido.

Claro que isso é apenas um pequeno passo em direção a 2010. Muita coisa vai acontecer. Mas seu desfecho terá consequências importantes para o início deste governo.

Nenhum comentário:

Os textos publicados neste Blog são de responsabilidade dos seus respectivos autores.

CopyLeft

Este blog permite a reprodução de seu conteúdo desde que citados fontes e autores. No entanto, não permitimos a reprodução total ou parcial do conteúdo deste blog por políticos em seus programas eleitorais, salvo quando autorizado por escrito pelo respectivo autor da mensegem ou pelo(s) respectivo(s) autor(es) dos comentários.