Interessante esse artigo na Agencia Carta Maior, "Socialistas fecham com comunistas, e tucanos recuam de voto no PT" www.agenciacartamaior.com.br
Eu concordo com a análise feita. Me parece que muita coisa está em disputa. Acho que o PSB-PCdoB estão disputando o futuro legado de Lula. Querem mostrar que sem Lula, o campo político da esquerda fica aberto a novos partidos e lideranças. Creio que o objetivo seja jogar o PT para um segundo plano no governo - e em 2010 - tirando-lhe o protagonismo que vem exercendo desde que bateu Brizola em 1989. Dentro do governo, muitas são as críticas feitas ao chamado "exclusivismo do PT".
A candidatura de Chinaglia, por outro lado, tenta construir uma base sólida de sustentabilidade no Congresso. O acordo costurado procura balancear as forças dentro do PMDB, tirando a hegemonia que Sarney e Renan Calheiros exerciam dentro da ala governista. Além disso, permitirá ao PT dar a direção da agenda do Congresso, e mostrar aos aliados que ainda é o partido mais forte da coalizão. Chinaglia não é um candidato da tendência dominante do PT, a Articulação, e seu nome já reflete uma mudança na balança de poder do partido.
Claro que isso é apenas um pequeno passo em direção a 2010. Muita coisa vai acontecer. Mas seu desfecho terá consequências importantes para o início deste governo.
26 de janeiro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Os textos publicados neste Blog são de responsabilidade dos seus respectivos autores.
CopyLeft
Este blog permite a reprodução de seu conteúdo desde que citados fontes e autores. No entanto, não permitimos a reprodução total ou parcial do conteúdo deste blog por políticos em seus programas eleitorais, salvo quando autorizado por escrito pelo respectivo autor da mensegem ou pelo(s) respectivo(s) autor(es) dos comentários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário