Minha vez de estrear no blog.
Eu Rodrigo Reis, estudante do 6º período de História da UFRJ.
E estava ontem assistindo a um telejornal que exibia uma notícia que me parecia absurda! Agricultores paranaenses colheram uma super-safra de batatas, bom, lei de oferta e procura, a batata caiu para 20 centavos o Kilo !!! Infelizmente não há mercado assim para o meu tubérculo, o que levou a que se jogassem toneladas de batatas no lixo!
Triste o desperdício desse sagrado alimento, de tão fácil cultivo que praticamente salvou a Irlanda de um desastre maior com a Grande Fome ! É triste ver que super-colheita de batata não se repetiu com outros legumes. O clima ruim prejudicou outras colheitas aumento o valor de diversos legumes.
O problema é sempre a lei de oferta e procura ! Vejo o álcool por exemplo, que esse ano já acumula, segundo a agência nacional de Petróleo, 5,9% de aumento ! O preço aumentou com uma ameaça de falta do produto na entre safra, mas ainda havia bastante em estoque e algumas usinas ainda não haviam colocado o produto no mercado. Não só a produção é boa como o mercado é melhor ainda! A Petrobrás fechou contrato com a estatal nigeriana para a exportação e George Bush quer incentivar o consumo do combústivel nos States! E não é só, os investimentos extrangeiros na produção de álcool no nosso país aumentou de forma expressiva!
É uma pena que não exportemos batatas! Ou melhor, que pena que o agronegócio só funciona se voltado pra exportação! Estamos agora até importando arroz e café!
Ainda bem que um amigo me lembrou que a Vodka se faz principalmente com a fermentação de batatas! Afogo minhas mágoas e salvo os produtores paranaenses com Vodka nacional! Se funcionar a passa a exportar !!!!!!!!!!!!!
27 de janeiro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Os textos publicados neste Blog são de responsabilidade dos seus respectivos autores.
CopyLeft
Este blog permite a reprodução de seu conteúdo desde que citados fontes e autores. No entanto, não permitimos a reprodução total ou parcial do conteúdo deste blog por políticos em seus programas eleitorais, salvo quando autorizado por escrito pelo respectivo autor da mensegem ou pelo(s) respectivo(s) autor(es) dos comentários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário