27 de janeiro de 2007

Batatas, álcool e Vodka

Minha vez de estrear no blog.
Eu Rodrigo Reis, estudante do 6º período de História da UFRJ.

E estava ontem assistindo a um telejornal que exibia uma notícia que me parecia absurda! Agricultores paranaenses colheram uma super-safra de batatas, bom, lei de oferta e procura, a batata caiu para 20 centavos o Kilo !!! Infelizmente não há mercado assim para o meu tubérculo, o que levou a que se jogassem toneladas de batatas no lixo!

Triste o desperdício desse sagrado alimento, de tão fácil cultivo que praticamente salvou a Irlanda de um desastre maior com a Grande Fome ! É triste ver que super-colheita de batata não se repetiu com outros legumes. O clima ruim prejudicou outras colheitas aumento o valor de diversos legumes.

O problema é sempre a lei de oferta e procura ! Vejo o álcool por exemplo, que esse ano já acumula, segundo a agência nacional de Petróleo, 5,9% de aumento ! O preço aumentou com uma ameaça de falta do produto na entre safra, mas ainda havia bastante em estoque e algumas usinas ainda não haviam colocado o produto no mercado. Não só a produção é boa como o mercado é melhor ainda! A Petrobrás fechou contrato com a estatal nigeriana para a exportação e George Bush quer incentivar o consumo do combústivel nos States! E não é só, os investimentos extrangeiros na produção de álcool no nosso país aumentou de forma expressiva!

É uma pena que não exportemos batatas! Ou melhor, que pena que o agronegócio só funciona se voltado pra exportação! Estamos agora até importando arroz e café!

Ainda bem que um amigo me lembrou que a Vodka se faz principalmente com a fermentação de batatas! Afogo minhas mágoas e salvo os produtores paranaenses com Vodka nacional! Se funcionar a passa a exportar !!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Os textos publicados neste Blog são de responsabilidade dos seus respectivos autores.

CopyLeft

Este blog permite a reprodução de seu conteúdo desde que citados fontes e autores. No entanto, não permitimos a reprodução total ou parcial do conteúdo deste blog por políticos em seus programas eleitorais, salvo quando autorizado por escrito pelo respectivo autor da mensegem ou pelo(s) respectivo(s) autor(es) dos comentários.