14 de fevereiro de 2007

A Educação é desalojada no Rio de Janeiro!

A Educação desalojada no Rio de Janeiro.Um absurdo na vida real! Rede de solidariedade em prol da inserção via acesso ao ensino superior de qualidade ,pela teimosia do prefeito,perde seu espaço nas salas ociosas de escolas do municipio!!!

Repeteco,sim,desculpas peço a vós ,mas lhes trago para deixar a amostra a mais 'nova' da prefeitura carioca.

Educação é desalojada na capital Carioca.De fato negociações manifestações foram tidas.Mas... Impávido e colosso nosso prefeito resiste.E agora os 'sem lugar e teto' de uma rede de solidariedade voltada para a inclusão ,reivindicam!!!

Os mais novos ‘Sem tetos da educação’ da rede de prés vestibulares clamam por lugar, lugar este legitimo dentro do uso do direito pela própria Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro- em seu artigo 324, inciso IV -o qual dá juz a reivindicação para o uso de dependências de escolas municipais para fins comunitários. E a rede de prés vestibulares comunitários nada mais são que a resposta em solidariedade e ativismo sem partidarismo frente ao sistema exclusor .O PVNC (Pré vestibular para negros e carentes) ao longo de mais de uma década e de existência ,possibilitou o acesso de milhares de jovens pobres e de origens marginalizadas à universidades públicas e de boa qualidade. E tal movimento não pode sucumbir perante um ditame da prefeitura do senhor prefeito ‘Imperador’ César Maia (PFL –RJ)

A atitude foi minimamente de péssima teimosia e estratégia política ou mesmo racista , friso uma vez mais,por parte da prefeitura para com jovens negros e brancos pobres da periferia do municipio.O Sr. César Maia desalojou, através de um decreto administrativo, milhares estudantes destes Prés vestibulares comunitários ,projeto que funciona a mais de uam década nesta cidade e conta com mais de 120 núcleos que, através de aulas gratuitas preparam alunos pobres oriundos da rede pública para o vestibular. Com essa proibição uma massa de jovens por ano ficarão sem essa única oportunidade de ingressarem no ensino superior.Será ele,prefeito, tão desinformado a ponto de não rever o seu erro e reavaliar o caso e suas alegações quanto a "gastos além da conta da energia elétrica, depredações,e etc(...)"?

Como também sendo um dentre as centenas de professores do Movimento ,delineio um fato isolado foi ocorrido e ao contrário das alegações irascíveis a presença destes Prés Vestibulares pelo contrário reforçam a segurança e zelo das escolas,uma vez que salas ociosas em fins de semana e a noite ganham presença via os interesses da comunidade ao redor.Será que então Sr César Maia não consegue perceber o quanto da importância deste projeto em prol da inserção e democracia ao acesso ao ensino superior?

Os jovens excluídos de hoje , negros e brancos pobres , são o futuro da nossa sociedade. Esse projeto já tirou jovens da pobreza e da exclusão social e os colocou na universidade. Ele não pode parar. Ele não pode impedir o sonho de milhares! Unidos somos fortes. Precisamos pressionar o Prefeito. Precisamos fazer com que ele volte atrás.

Agora temos de refletir em conjunto sobre os próximos passos que daremos em relação a esta proibição da Prefeitura. O Prefeito manteve a sua posição de proibir o funcionamento dos pré-vestibulares comunitários nas escolas municipais. Em reunião com a assessoria da Secretaria Municipal de Educação,formalizou-se a proibição através da negação ao nosso pedido administrativo. Isso nos legitimou para entrar com uma representação no Ministério Público Estadual contra essa proibição (agora uma proibição formal, e não simplesmente uma circular).Em função retomaremos a nossa luta, pois graças a todas as movimentações realizadas tivemos uma aderência grande de outros movimentos sociais ligados a educação popular. Além disso, as nossas manifestações ajudarão bastante a atuação do Ministério Público Estadual.Continuam pisando no nosso jardim. Não podemos ficar calado frente a essa injustiça. Precisamos muito reforçar a importância do espaço público e a gravidade da decisão do Prefeito. Ela não afeta apenas aos Pré-Vestibulares, mas a toda a sociedade !!!

Até.

Nenhum comentário:

Os textos publicados neste Blog são de responsabilidade dos seus respectivos autores.

CopyLeft

Este blog permite a reprodução de seu conteúdo desde que citados fontes e autores. No entanto, não permitimos a reprodução total ou parcial do conteúdo deste blog por políticos em seus programas eleitorais, salvo quando autorizado por escrito pelo respectivo autor da mensegem ou pelo(s) respectivo(s) autor(es) dos comentários.