23 de abril de 2007

Governo do Pará reconhe culpa no massacre do Eldorado dos Carajás

Fundamental este reconhecimento. Fundamental para que o Estado também esteja comprometido com os direitos humanos e com uma verdadeira República Democrática.

O exemplo deveria ser seguido pelo Governo Federal, no que diz respeito a liberação dos arquivos da ditadura militar, pelo Governo do RJ nos inúmeros massacres efetuados pelo chamado "caveirão" nas comunidades carentes. Para que a sociedade seja "harmônica", como muitos afirmam em discursos cheios de preconceitos, é necessário muito mais do que uma força coercitiva. É necessário que todos tenham acesso aos direitos civis, sociais e políticos que hoje são privilégio de uma minoria. O primeiro passo para isso é que o Estado - que deveria garantir esses direitos - não os burle, discriminando setores da sociedade que já sofrem diversos modos de exclusão.

O Estado existe para garantir direitos. O reconhecimento e o pagamento de pensões às famílias não apagará da história o trágico acontecimento. Ao contrário, fixa-o na memória de todos e serve como um primeiro passo na mudança do Estado brasileiro, de modo que ele seja verdadeiramente de todos e para todos.

Nenhum comentário:

Os textos publicados neste Blog são de responsabilidade dos seus respectivos autores.

CopyLeft

Este blog permite a reprodução de seu conteúdo desde que citados fontes e autores. No entanto, não permitimos a reprodução total ou parcial do conteúdo deste blog por políticos em seus programas eleitorais, salvo quando autorizado por escrito pelo respectivo autor da mensegem ou pelo(s) respectivo(s) autor(es) dos comentários.