22 de novembro de 2007

Prés Comunitarios e a Luta pela inclusão

Dando protagonismo aos que protagonizaram também a nossa Historia...

Aconteceu ainda ontem as 9:30 da manhã dia 21 de novembro na Rua Dom Manuel s/n, Centro atrás do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro ,apos o dia da Consciencia negra mais uma manifestação dos Prés Vestibulares Comunitarios cariocas.Uma manifestaçao com faixas, cartazes e panfletos promovendo um pacífico ato para chamar a atenção do poder judiciário e da sociedade para a gravidade da proibição do prefeito Sr Cesar Maia (do DEM) feita aos Prés Vestibulares Comunitários numa clara ação discriminatória em que o mesmo viola a Lei Organica do municipio quanto ao uso das salas ociosas das escolas municipais.

Sabemos que nosso prefeito Cesar Maia (DEM)em sua lamentavel atitude, a um ano tem em muito prejudicado o funcionamento de inumeros destes prés vestibulares. E assim atingindo sob esta manietada discriminação a jovens pobres e negros que estão em seu sonho e luta através da educação.Esse projeto é de interesse de toda a sociedade, uma vez que o mesmo , a uma década ,tira jovens da pobreza e da exclusão social e os coloca na universidade. Aliás, é exatamente por isso que o Ministério Público acatou a nossa denúncia: Por entender que se trata de uma lesão de tutela coletiva.

Em outras palavras: Esse projeto é de interesse do bem comum. E logo após o 20 de Novembro- dia da Consciência Negra.Por que?Por que o PVNC atua diretamente na omissão do Estado durante décadas.E nasceu exatamente no objetivo de luta social em prol dos segmentos desfavorecidos de nossa sociedade .E tal data além de marcar o momento em que a causa estará sendo impetrada ao Ministerio Publico para que juizes e desembargadores decidirem na ,estaremos juntos na luta pela Inclusão.Não especificamente algo que devemos creditar a este governo,mas aqui ,convem repetir ,trata-se das décadas de exclusão.Desde a ditadura quando o ensino de base foi sendo desmantelado em benesse do tecnicismo e ao longo dos anos 90 com o neoliberalismo implacavelemente mercantilizando e sectarizando quanto mais o ensino em detrimento do ensino publico.Exclusão sem exageros de séculos, se tratarmos da população negra e parda ,incluindo a esta tambem a massa de brancos pobres.E este movimento social ,o PVNC atua sem assistencialismos. É a ação social apartidária em que o individuo não é mero assistenciado.Ele se torna co-autor de sua emancipação. O PVNC é coletividade.Atraves de um projeto inovador, as aulas de cultura e cidadania objetiva se a auto consciencia e libertaçao das amarras do assistencialismo, do paternalismo e da falsa aceitação da sociedade capitalista pela meritocracia.

http://vidasmarranas.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Os textos publicados neste Blog são de responsabilidade dos seus respectivos autores.

CopyLeft

Este blog permite a reprodução de seu conteúdo desde que citados fontes e autores. No entanto, não permitimos a reprodução total ou parcial do conteúdo deste blog por políticos em seus programas eleitorais, salvo quando autorizado por escrito pelo respectivo autor da mensegem ou pelo(s) respectivo(s) autor(es) dos comentários.