10 de abril de 2009

A missão do BB

O Banco do Brasil é um Banco. E, como tal, têm por finalidade a captação de recurso através da comercialização de produtos finaceiros e a cessão de empréstimo mediante condições que lhe sejam rentáveis. Enquanto banco, empresa, o Banco do Brasil deve prestar contas de sua atuação a sociedade, e atender às expectativas de seus acionistas.
A especificidade do BB está em seu acionista majoritário. O Governo Federal, seguido a grande distância pela PREVI, portanto, pelos seus fucionários. O Tesouro Nacional, detentor de 70% das ações do Banco do Brasil, possui o direito de interferir na direção do banco, caso entenda que este contraria seus interesses, estando estes interesses de acordo com os dos demais acionistas e dos clientes do Banco.
O presidente do Banco do Brasil foi destituído de sua função. Antonio Francisco de Lima Neto assumiu a presidêcia do BB em 2006, e permaneceu em um ciclo de bons desempenhos, com crescimento orgânico e recentemente crescendo através de aquisições de outras instituições. Sua gestão foi marcada pelo fortalecimento da empresa, da marca e da presença de mercado do BB; que teve como missão nesse período se tornar um banco líder e competitivo.
A substituição de Lima Neto foi explicada por Guido Mantega, Ministro da Fazenda, como motivada pelas queixas do presidente Lula quanto a manutenção das altas taxas de juros e do spreed bancário (no glossário simplificado da grande imprenssa: diferença entre custo e captação e o lucro nos empréstimos) em momento de crise financeira internacional.
Mas a imprenssa e o mercado (vide oscilação na BOVESPA pós-demissão) não aceitaram a justificativa como muito convincente.
Eu também não. O Banco do Brasil possui técnicos qualificados, pessoal preparado e reduziu sim suas taxas de juros, mas sempre com prudência; redução não acompanhada pelos bancos privados, mas que poderia ser maior. Nada que abalasse tanto o governo. Penso que há outras motivações, nada oportunas ao demais acionistas do BB. Fala-se no encobrimento de operações irregulares, não creio. No possível enfraquecimento do BB frente ao BNDS, que iriam estar disputando presença internacional esse ano, acho difícil. Talvez mais um loteamento político, o que dúvido (o BB tem consguido se mânter quase imune a isso, apesar do PMDB e de Sarney). Interesse voltado às eleiçoes de 2010? Pode ser... mas sendo assim, seria realmente preciso uma demissão tão controversa? Veremos o que o BB nos apresentará nos próximos meses.

Nenhum comentário:

Os textos publicados neste Blog são de responsabilidade dos seus respectivos autores.

CopyLeft

Este blog permite a reprodução de seu conteúdo desde que citados fontes e autores. No entanto, não permitimos a reprodução total ou parcial do conteúdo deste blog por políticos em seus programas eleitorais, salvo quando autorizado por escrito pelo respectivo autor da mensegem ou pelo(s) respectivo(s) autor(es) dos comentários.