26 de janeiro de 2007

A Questão dos Prés-Comunitários no Rio de Janeiro

Olá a todos.
Este é meu primeiro post. Me chamo Leonardo Martins Barbosa e sou estudante do 9ºperíodo de história da PUC-Rio.

Gostaria de informar que hoje, sexta-feira (26/01), vai ter uma entrevista muito boa com integrantes do movimento de Pré-Vestibulares Comunitários do Rio de Janeiro. A entrevista será transmitida na Rede Futura às 17:00, 19:00 e 21:00....

O tema é a proibição desses Prés de se utilizarem do espaço de escolas municipais nos fins de semana para realizarem seus cursos. A ordem partiu do prefeito César Maia sem qualquer motivo lógico. A única explicação é o papel social e político que esses prés estão tendo em comunidades carentes, ameaçando a posição de centros sociais pertencentes a vereadores da base política do prefeito na Assembléia Municipal.

Agradeço ao meu companheiro Cosme por essa informação, e repasso a vcs através deste blog!

Abraços a todos

Um comentário:

Rodrigon Cristovovitch disse...

Realmente, tal proibição é um absurdo !!!

Quanto ao prés comunitários ameaçarem o papel dos vereadores como benfeitores das comunidades, bom, não conhece nenhum Centro Social de algum vereador que ofereça tal serviço e nenhum coordenador de pré com tais interesses politiqueiros...

Esses prés possibilitam o acesso ao Ensino Superior de muitos jovens que não possuem condições de pagar um cursinho pré-vestibular e que não tiveram uma base sólida no Ensino Médio e Fundamental.

A questão do Acesso ao Ensino Superior e a dificuldade dos jovens de baixa renda estão levando as Universidades a reavaliar seus sistemas de ingresso.

A UFRJ por exemplo inclui o seu Plano de Desenvolvimento Institucional a substituição do vestibular e se propôs a pensar um sistema de ingresso para alunos de escolas públicas que leve em consideração o seu rendimento durante todo o processo de formação no Ensino Médio.

Alternativas a indústria do vestibular devem ser pensadas para democratizar o acesso ao conhecimento e ao desenvolvimento intelectual e profissional, mas enquanto não são postas em prática que sustentemos os pré comunitários.

Os textos publicados neste Blog são de responsabilidade dos seus respectivos autores.

CopyLeft

Este blog permite a reprodução de seu conteúdo desde que citados fontes e autores. No entanto, não permitimos a reprodução total ou parcial do conteúdo deste blog por políticos em seus programas eleitorais, salvo quando autorizado por escrito pelo respectivo autor da mensegem ou pelo(s) respectivo(s) autor(es) dos comentários.