4 de fevereiro de 2007

Sobre práticas democráticas, lutas históricas e a UNE

Ocorreu nesta última semana a Bienal de Cultura da UNE na cidade do Rio de Janeiro. Ao seu final, os estudantes que participavam dos eventos invadiram o espaço do antigo prédio da UNE, tomado e destruído pelos militares no ano de 1964. Essa é uma reivindicação histórica da entidade, que planeja recuperar e fortalecer os laços com a memória da resistência á ditadura nos anos 70/80.

Acontece que muitos grupos não apoiaram o ato. Seja por causa de partidos de oposição, seja por simples desgosto indepedente pela atual direção da UNE. Os argumentos daqueles que defendem a ocupação variam desde "é uma reivindicação histórica dos estudantes!", passando pelo esdrúxulo comentário postado em uma comunidade de orkut de que "devemos mostrar aos militares que eles perderam e nós ganhamos!".

Um argumento, no entanto, me pareceu interessante. Principalmente se formos a fundo nele. É o argumento de que "devemos isso à geração que lutou contra a ditadura, que sofreu e morreu nas mãos dos militares em nome de um país mais justo!"

Eu particularmente sou a favor de tal ato. Nunca é demais construir espaços de memória em nossa sociedade. Ainda mais aquelas que levantam bandeiras contrárias ao autoritarismo e à intolerância. Mas também me pergunto se não seria muito mais respeitoso e muito mais honroso se a UNE recuperasse verdadeiramente as causas pela qual aquela geração estudantil lutou.

Intervenções, falta de respeito à autonomia dos mais diversos movimentos estudantis, práticas de repressão, entre tantos outros desmandos são comuns na atual direção da UNE, que já dura mais de 10 anos.

Creio que práticas mais democráticas e de mais respeito ao movimento estudantil de base seriam formas bem mais interessantes de se retomar princípios e lutas históricas dos estudantes. Como uma coisa não exclui a outra, apoio a ocupação do espaço. Mas é importante que os estudantes respeitem as mais diversas opiniões que surgem sobre este novo fato. Esse respeito é o verdadeiro legado que recebemos das lutas de redemocratização - e não parece que vem acontecendo.

Nenhum comentário:

Os textos publicados neste Blog são de responsabilidade dos seus respectivos autores.

CopyLeft

Este blog permite a reprodução de seu conteúdo desde que citados fontes e autores. No entanto, não permitimos a reprodução total ou parcial do conteúdo deste blog por políticos em seus programas eleitorais, salvo quando autorizado por escrito pelo respectivo autor da mensegem ou pelo(s) respectivo(s) autor(es) dos comentários.