16 de fevereiro de 2007

Tem algo errado com o mundo!!!!!!!!!

A morte do menino João Hélio comoveu o país com a brutalidade do acontecido, mas antes de clamarmos pelo enforcamento das pérfidas criaturas responsáveis por tais atos seria interessante refletir um pouco sobre esse acontecido.

Refletir sobre o uso político que se está fazendo desse fato. Os defensores da redução da maioridade penal estão quase em júbilo com tamanha munição, os que defendem a pena de morte estariam tão feliz quanto se tivessem a mesma expressão na mídia. Mas em que adiantaria a redução da idade de um muleque entrar em cana? Meninos cada vez mais jovens cometem tais atos de barbaridade, deveríamos então extinguir a maioridade? Assim se um bebê de dois meses cometer um genocídio poderíamos matá-lo sem problema!

O que adiantaria uma lei mais rígida se ela não for cumprida? Talvez se o nosso sistema prisional fosse capaz de realmente reintegrar um indivíduo à sociedade...

Mas também não adiantaria! Lamento informar que não vejo nossa justiça como capaz de impedir, evitar ou melhor punir esse tipo de atrocidade sejam lá quais forem as medidas implantadas.

Também não é meu interesse demonstrar que esse tipo de ato é culpa da nossa estrutura sócio-econômica.

Quero trazer outros fatos a memória, coisas não muito distantes. A queima do índio patachó e de passageiros de ônibus no Rio de Janeiro.

Poderíamos ressaltar a conjuntura no caso da violência aplicada pelos traficantes na guerra por dinheiro e poder que assola nosso país, eu sinceramente não acredito nisso. Mas o incidente com o menino e aquele com o índio não se enquadram como uma violência classista, mas como pura banalização da vida humana.

É simples, filhinhos de papais ricos e influentes resolveram se divertir vendo um mendigo queimar, ponto, simples banalização da vida por diversão.

Mais playboys em busca de diversão, de adrenalina, dessa vez sem queimar pessoas, só roubando carros. Mas um menininho estava no caminho... o que fazer? Nada, azar o dele estar no caminho; e assim nasce mais uma história de desprezo pela vida humana, de comoção nacional, e de fatos mais importantes da semana passada, amanhã outra violência desnecessária vai ocupar as manchetes.

Talvez desprezo pela vida humana seja uma de minhas idéias equivocadas, pois pensando melhor, não houve desprezo, não houve absolutamente nada, nenhuma consideração em especial sobre o ser humano; atos do mais puro egocentrismo.

Como lutar contra isso? Reduzir a maioridade penal, matar criminosos, aumentar o tempo de cárcere, reformar o sistema prisional e etc etc ... em que isso vai despertar o indivíduo pro fato de que somos uma só espécie, que precisamos nos unir, que precisamos respeitar a vida?

Um comentário:

Anônimo disse...

O mundo sempre esteve errado! :(
Lembrei da expressão "mundo cão".

RF

Os textos publicados neste Blog são de responsabilidade dos seus respectivos autores.

CopyLeft

Este blog permite a reprodução de seu conteúdo desde que citados fontes e autores. No entanto, não permitimos a reprodução total ou parcial do conteúdo deste blog por políticos em seus programas eleitorais, salvo quando autorizado por escrito pelo respectivo autor da mensegem ou pelo(s) respectivo(s) autor(es) dos comentários.